quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

IEEP - o fim da escola normal

O Instituto de Educação do Pará - IEP - foi fundado pela lei 669, de 13 de abril de 1871, assinada pelo então presidente da Província do Pará, Joaquim Pires Machado Portela, com o nome de Escola Normal do Pará, denominação alterada em 1947 para Instituto de Educação do Pará, mantido até recentemente, quando nova legislação incluiu a denominação indicativa de escola mantida pelo Estado.
O IEEP é constituído por três prédios, um tombado pelo patrimônio histórico, o outro administrativo, funcionando na parte superior o ginásio de esportes e mais um anexo.
Toda a estrutura predial do Instituto foi recentemente restaurada.
Sua abrangência curricular é o Ensino Médio Regular, Educação de Jovens e Adultos e Educação Profissionalizante com os cursos de técnicos em Biblioteconomia, Alimentação Escolar, Multimeios Didáticos e Secretariado Escolar.
A escola atende pouco mais de 800 alunos
Para os saudosistas ou mais antigos, o IEEP era a Escola Normal, formadora de muitos profissionais da educação.
Hoje porém, está o instalado o CEFOR-Centro de Formação de Professores, além claro da Escola Técnica de Ensino profissionalizantes - EETEPA.
Recentemente, houve até fechamento de vias, pelo mesmo motivo que no inicio do ano 2012. A não disponibilização pela SEDUC de matrículas para o 1ºAno do Ensino Médio (isso como forma de acabar o ensino médio regular no IEEP).
Após o protesto, o Diretor da SAEN, resolve contemporizar informando que foi um equivoco do sistema e que mantem a matricula para o 1º ano do ensino médio regular. (até quando? Ano que vem novamente?)
Com essa celeuma, percebe-se o esvaziamento dos alunos que procuram escolas e colégios quem não tenham tanta polêmica e indecisão por parte de quem deveria dar certeza, propiciando o sucateamento das escolas públicas estaduais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário